Os Meninos Kin-Der

Autor(es) Lyonel FEININGER

Editora Libri Impressi

Ano de Publicação 2010

Número de Páginas 40p

Impressão Quatro Cores

Faixa Etária Recomendável A partir dos 6 anos

Comentário (…) Esta banda desenhada foi publicada entre 1906 e 1907 pelo jornal norte-americano Chicago Sunday Tribune e foi assinada pelo artista americano de origem alemã Lyonel Feininger, cujo trabalho ficou ligado ao Expressionismo e Cubismo.
‘É a primeira edição no mundo que apresenta as cores restauradas’, disse à Lusa o editor, que demorou quatro meses – à média de duas pranchas por semana – para restaurar toda a obra ‘Os meninos kin-der’, agora publicada. O álbum, que se apresenta num formato maior do que o que é habitual e com uma tiragem de 400 exemplares, ‘mostra que há mais de cem anos faziam-se coisas absolutamente modernas’, disse Manuel Caldas.
‘Meninos kin-der’ gira em torno de três irmãos que, com um cão e um boneco mecânico, partem numa viagem pelo mundo em ‘aventuras insólitas’, descreveu Manuel Caldas.
Lyonel Feininger acabou por abandonar esta história, contemporânea de outra referência da história da banda desenhada, ‘Little Nemo’, de Winsor McCay e publicada a partir de 1905.
A edição portuguesa inclui uma introdução assinada pelo investigador espanhol Rúben Varillas, que descreve Feininger como ‘um desenhador de histórias aos quadradinhos adiantado para a sua época’, cujo trabalho é ‘uma verdadeira aventura visual’.
A matéria-prima para este trabalho de restauro de Manuel Caldas foi o seu arquivo de imprensa norte-americana e exemplares disponibilizados por um coleccionador dos Estados Unidos, tudo desenvolvido em formato digital, mas num processo lento e artesanal que não descuida a excelência do detalhe.
O editor admite mesmo que o rigor pela qualidade é ‘uma obsessão’ e por isso dedica 12 a 14 horas diárias ao restauro de banda desenhada em casa, na Póvoa de Varzim. (…) © Pedro Cleto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: