Eternus 9

Autor(es) Victor MESQUITA

Editora Gradiva

Ano de Publicação 2008

Número de Páginas 68 p.

Impressão Quatro Cores

Faixa Etária Recomendável A partir dos 14 anos

Comentário Trinta anos depois da primeira edição, o autor de banda desenhada Victor Mesquita acaba de reeditar pela Gradiva a obra “Eternus 9 – Um filho do Cosmos”, uma narrativa de ficção científica sobre a condição humana.
A primeira prancha de “Eternus 9” foi publicada em Abril de 1975 na revista Visão, que Victor Mesquita fundou e dirigiu, mas o álbum só seria publicado na íntegra pela editora Meribérica-Liber em 1979.
A história centra-se na viagem cósmica de Eternus 9, um homem que “é ponto de partida e de chegada de todas as coisas”, escolhido pelo telepata do templo de Kairos para procurar uma verdade universal.
Victor Mesquita desenhou uma Lisboa futurista, com um centro de biologia experimental suspenso por cima do Castelo de São Jorge, onde cientistas investigam o comportamento humano e procuram vida inteligente no universo por causa das alterações ao equilíbro ecológico.
Visualmente, o álbum apresenta-se profusamente ilustrado, com um grafismo minucioso e uma estrutura experimental para os parâmetros da banda desenhada convencional, à semelhança do que aconteceu com a BD “Wanya – Escala em Orongo”, de Nelson Dias e Augusto Mota, editada em 1972.
Na nota introdutória à reedição da Gradiva, o jornalista e especialista em BD Carlos Pessoa descreve Victor Mesquita como “um criador visionário”, autor de “uma aventura barroca” que se apresentou como um “grito desafiador” num “pacato pequeno mundo burguês do terceiro quartel do século XX”.
Victor Mesquita nasceu em Lisboa em 1939. Fundou uma empresa de publicidade na África do Sul e publicou originais em várias revistas, entre as quais a Jacto, Cinéfilo, Visão e Selecções BD e mais recentemente, nos anos 1990, no Expresso. Além de “Eternus 9”, Victor Mesquita editou o álbum “Trilogia com Tejo ao fundo”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: