As paredes têm ouvidos : Sonno Elefante

Autor(es) Giorgio FRATINI

Editora Campo das Letras

Ano de Publicação 2008

Número de Páginas 112 p.

Impressão Preto e Branco

Faixa Etária Recomendável A partir dos 14 anos

Comentário Primeira obra do italiano Giorgio Fratini, que esteve em Portugal pela primeira vez em 2000 para estudar Arquitectura ao abrigo do programa Erasmus, foi editado originalmente pela Beccogiallo, casa editorial italiana conhecida por publicar livros sobre a “realidade” ou “bd’s-reportagem”.
“As paredes têm ouvidos” não escapa a esses temas: «As cidades também são isto: deixar cair as ruínas e erguer arquitecturas promíscuas sobre os restos da memória. Em Lisboa, na Rua António Maria Cardoso, entre os teatros, os cafés dos intelectuais e os esboços do Tejo, aquelas ruas de postal que se dobram repentinamente deslizando para baixo como pinceladas num quadro. Um antigo e pequeno edifício nobiliário que amanhã vai ser um condomínio de luxo dotado de parques de estacionamento e lojas. Mas até ontem, até 1974, as suas salas acolhiam a sede da PIDE.
“Um dia é uma coisa, no dia a seguir é outra, é normal, não?…”
PIDE. Um som, um acrónimo, uma palavra que ainda hoje, para muitos portugueses, provoca um grande arrepio na espinha: Polícia Internacional e de Defesa do Estado. O braço armado do regime: os polícias que controlam, que nos batem à porta de madrugada, que nos arrastam para uma cela por causa dos livros que alguém nos viu ler, por causa das palavras que alguém nos ouviu pronunciar. E os lugares, com quem ninguém se preocupa, registam os acontecimentos de que são testemunhas resistindo à tentação do sono elefante, que é o do esquecimento.» [in posfácio de Roberto Francavilla]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: