Noitadas, Deprês & Bubas
Editora Chili Com Carne
Ano de Publicação 2008
Número de Páginas 72 p.
Impressão Preto e Branco
Faixa Etária Recomendável A partir dos 16 anos
Comentário «É extremamente díficil escrever um livro medíocre. O livro conseguido está na ordem do dia. Falhar em literatura é um gesto de pura rebeldia. Um péssimo romance é um acto de terrorismo. Só uma miopia extrema, ainda assim fàcilmente corrígivel, pode conduzir ao desastre. A possibilidade de errar foi reduzida ao mínimo indespensável que mantém as aparências e evita o escândalo. Só nos resta escrever livros certos e vendê-los a um público certo. Um público obedientemente entusiástico e atento. (…) O que antes era puro empirismo ou um difuso ritual feiticista tem agora um método de infabilidade. A improvisação e o gesto institivo estão desactualizados. Pior, são nefastos. O escritor deve actuar com rigidez e concisão. O êxito é a meta. O êxito é a única saída.» – Artur Portela, filho in Feira das Vaidades (Atlântida Editora; 1959)
É com palavras da juventude de “alguém que foi para a Alta Autoridade para a Comunicação Social”, que se apresenta o livro novo de Marcos Farrajota. De novo quase nada têm (…), porque o livro insere-se na colecção Mercantologia, uma colecção da Chili Com Carne dedicada à reedição de bd’s perdidas no mundo dos zines.
São bd’s autobiográficas de Farrajota, publicadas entre 1995 e 1997, nos números (esgotados) 6 ao 12 do Mesinha de Cabeceira, antecedentes ao “É sempre demais…” (Lx Comics #2, Bedeteca de Lisboa; 1998), apresentam o grosso da exploração da autobiografia no seu trabalho. Género esse pouco habitual em Portugal, mesmo depois do “boom” e da implosão da bd portuguesa, ao qual o autor acabou por subverter e abandonar gradualmente.
E como na vida, há de tudo nestas bd’s: sexo juvenil, amores de recorte Primavera/ Verão, uso de drogas leves, vida suburbana em Cascais, relações sociais (envolvendo desde vários autores de bd a músicos como os Primitive Reason), deambulações urbano-filosóficas de quem andava à toa, rapinanços de conteúdos alheios (Mão Morta, Julie Doucet, Einstürzende Neubauten, Madman) e participações alheias de amigos. (nota de imprensa do livro)